[ 01/07/2024 by Web Master 0 Comments ]

Governo incentiva empresas a promoverem a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho

Um estudo da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) trouxe números alarmantes sobre refugiados: mais de 117 milhões de pessoas foram deslocadas à força devido a perseguições, violência, violações de direitos humanos e mudanças climáticas até o final de 2023 – isso representa 8% a mais de refugiados do que 2022. 

o governo brasileiro reconheceu mais de 77 mil pessoas como refugiadas no último ano, segundo dados da 9ª edição do Anuário Refúgio em Números do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Esse foi o maior número registrado no sistema de refúgio nacional de toda história.  

 

Refugiados têm poucas chances de conseguir um emprego no Brasil 

Entretanto, o número de pessoas em situação de migração compulsória não é o único dado alarmante.  Cerca 55,7% das pessoas refugiadas estão desempregadas e 16% atuam no mercado informal. A pesquisa também informa que 12% deles é reprovado em entrevistas de emprego, provavelmente por serem refugiados. Isso é o que sugere uma pesquisa feita pelo portal de recrutamento Vagas.com (as informações foram compiladas pelo Correio Braziliense). 

Na mesma pesquisa, empresas brasileiras admitem que não contratam muitos refugiados, mas a maioria afirma que está preparada para receber essa população, o que indica que o problema são faltas de ações de inclusão mais efetivas. 

A situação, porém, não é uma constante: algumas empresas já estão abrindo oportunidades para grupos em vulnerabilidade social, incluindo refugiados. Entre as medidas de inclusão para contratação, capacitação e plano de desenvolvimento para esses grupos está, por exemplo, a prática de entrevistas remotas, que permite que as pessoas participem de processos seletivos ao cruzarem as fronteiras. É o que faz a Foundever, em parceria com a ACNUR. 

Outra empresa que se destaca na contratação de refugiados e outros grupos em vulnerabilidade social é a Belgo Arames. Líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação e fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert, a empresa foi eleita pela FIA Employee Experience como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil por três anos consecutivos. 

Com um compromisso sólido com a Inclusão e a Responsabilidade Social, a Belgo Arames promove a diversidade no ambiente de trabalho e, só para o grupo de migrantes em vulnerabilidade social, tem um programa que prevê capacitação de 400 funcionários até 2027. 

 

Governo Federal anuncia ajuda a empresas que contratarem refugiados climáticos 

Acompanhando as necessidades de inclusão no mercado, o Governo Federal vai fornecer uma ajuda de custo às empresas que contratarem refugiados climáticos do RS. Isso nos abre os olhos para a questão, pois existe um estereótipo de que refugiados são apenas vindos de outros países, mas mudanças climáticas extremas nos colocam à frente deste cenário. 

Outra medida que promove a inclusão de refugiados no mercado de trabalho foi o lançamento de uma plataforma que conecta este grupo com empresas que oferecem oportunidades a eles. Lançado no dia 20 de Junho, o Dia do Refugiado, a iniciativa foi a ONG Estou Refugiado e, por enquanto, só funciona no Brasil. A intenção, porém, é expandir o alcance para toda a América Latina e ajudar o máximo de pessoas possível a se recolocar no mercado e reconstruir sua vida. 

 

ESG também é responsabilidade social! 

Um dos pilares do ESG é a Responsabilidade Social – e empresas comprometidas com a criação de oportunidade de trabalho para grupos vulneráveis estão alinhadas com essa prática! 

Na 2ª Expo ESG, teremos a oportunidade de discutir sobre esse e os outros pilares que formam o ESG, trabalhando na promoção de um mundo mais inclusivo e igualitário para todos. Você pode fazer sua inscrição gratuita por este link! 

Não fique de fora do maior evento sobre ESG da América Latina! 

AboutWeb Master

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *